Crochê

 

O crochê na decoração é um encanto! Já embelezou casas de várias gerações, e continua sendo tendências nos interiores. Nesse post nós vamos falar um pouco da história do crochê, e principalmente sobre como ele pode ser explorado na decoração de interiores

 

A palavra “crochê” foi originada de um termo existente no dialeto nórdico, com o significado de gancho (que é a forma do bico encurvado da agulha utilizada para puxar os pontos), que também originou croc, que em francês tem o mesmo significado.

 

Ninguém tem a certeza de quando ou onde o crochê começou. Segundo os historiadores os trabalhos de crochê tem origem na Pré-História. A arte do crochê, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida no século XVI. O escritor dinamarquês Lis Paludan tentou descobrir a origem do crochê na Europa e fundamentou algumas teorias. A mais provável é a de que o crochê se originou na Arábia e chegou à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo. Também há indícios posteriores da técnica em tribos da América do Sul, que usavam adornos de crochê em rituais da puberdade. Na China, bonecas eram feitas com a mesma técnica. Entretanto, o autor afirma que não há evidência concreta sobre o quão antiga é a arte do crochê. A origem mais provável vem da técnica de costura chinesa, uma forma primitiva de bordado que foi difundida no Oriente Médio e chegou à Europa por volta de 1700.

 

Mas o crochê só começou a ser fortemente difundido em 1800. A francesa Riego de La Branchardiere desenhou padrões que podiam ser facilmente duplicados e publicou em livros para que outras pessoas pudessem começar a copiar os desenhos. Os trabalhos com a técnica do crochê podem ser realizados com qualquer tipo de fio ou material. Tudo depende da peça a ser executada: uma toalha delicada ou uma colcha, um casaco ou um tapete resistente. Atualmente usa-se a técnica para confeccionar variadas peças, tudo depende da criatividade.

 

O crochê é uma técnica totalmente manual e é passada de geração para geração. Quem executa o trabalho precisa de habilidade e paciência para desenvolver artesanatos feitos apenas com fio e agulha. Considerado como um item atemporal, o crochê na decoração pode aquecer o inverno, acrescentar texturas aos ambientes, renovar o visual da sala ou do quarto, ou ainda simplesmente dar um toque autêntico ao espaço.

O crochê é feito a mão e sua característica artesanal é perfeita para garantir uma decoração muito mais personalizada, aconchegante e charmosa.

 

As almofadas de crochê por sua vez, dão aquele toque especial na sala, num living bem decorado, no quarto e em cantinhos como poltronas e camas.

 

A Decortextil trouxe ao mercado da decoração a oportunidade de você ter acesso a itens manuais e artesanais mesmo não tendo habilidades. Com fios de algodão, chenille, entre outros, nós confeccionamos hoje uma grande variedade de almofadas com cores e tramas variadas, para que você como cliente tenha a oportunidade de adequar a almofada a sua decoração ou o seu projeto.

 

Se ainda não conhece alguns de nossos produtos, veja as fotos a seguir:

Chochê
Almofada com detalhes em crochê

 

# Aperte enter para buscar ou ESC para fechar
Translate »