Macramê: saiba como a sua decoração pode ganhar novos horizontes
Uma das técnicas de artesanato mais tradicionais ainda em uso, o Macramê pode ser aplicado de diversas formas na decoração de ambientes, conferindo um estilo mais rústico, com toques de elegância e simplicidade, já que se trata de uma arte produzida manualmente, sendo considerada uma das principais expoentes do método “faça-você-mesmo” na atualidade.
O termo “macramê” significa ‘’nó’’ e tem como origem a palavra turca “migramach”, usada para definir um tecido com franjas, tramas ornamentais e galão decorativo. Caracterizado por tramas de nós e fios, pode ser utilizado na produção de cortinas, tanto para janelas e portas quanto para marcar a divisão entre cômodos. Cozinhas e salas de estar passam a ter uma configuração muito mais atrativa, especialmente para aqueles que visitam uma residência com essa proposta de decoração.
Outra sugestão de tendência é escolher suportes à base de macramê para vasos de plantas. Ao mesmo tempo em que permite uma funcionalidade interessante para ambientes com decoração inspirada na Natureza, agrega beleza, reforça a sensação de aconchego e inova no visual, saindo do lugar-comum.
A técnica também permite a confecção de cadeiras confortáveis e luminárias para diferentes partes da casa, além de outros itens que podem ser feitos com linhas em cores variadas, distribuídas em padrões como o degradê.
A criatividade permite ir além dos itens de macramê já disponíveis no mercado, sendo possível elaborar soluções adaptadas a cada ambiente, atendendo às preferências de quem procura aplicar uma ideia para a decoração que, embora já conhecida há muito tempo, não deverá sair de moda tão cedo.